O uso de um Sistema de Retorno de Água Quente evita o desperdício de água, reduzindo o tempo de espera com o registro aberto até que a água quente chegue ao ponto de consumo. Quando um usuário abre o registro de uma ducha ou torneira precisa esperar que a água fria da tubulação saia antes da chegada da água quente, e essa água fria vai para o ralo sem uso. Quanto maior o comprimento das tubulações água quente maior será o desperdício.
Basicamente, o Sistema de Retorno de Água Quente é composto pela tubulação que conecta o último ponto de consumo ao sistema de aquecimento, uma eletrobomba e controle de acionamento da eletrobomba com controle por termostato, que liga a eletrobomba sempre que a temperatura na tubulação reduz. Além da tubulação, eletrobomba e controle de acionamento o sistema de recirculação pode contar com temporizador para evitar que o sistema de recirculação funcione durante todo o dia, pois isso pode causar custos desnecessários com o aquecimento da água.
Comando de partida e parada.
O acionamento e parada da eletrobomba pode ser feito através de dispositivos manuais ou automáticos.
Para o acionamento manual podemos utilizar um interruptor para ligar a eletrobomba antes de utilizar e desligar em seguida, a instalação com acionamento manual tem o invertimento mais econômico, mas o risco de esquecer o sistema ligado após o acionamento existe e isso pode gerar desgastes prematuros da eletrobomba e gastos desnecessários com energia elétrica.
O acionamento automático pode ser feito com uso de comando elétrico com controle termostático que liga a bomba com a redução da temperatura e a desliga após atingir o valor programado.